Regulamento


                         


Artigo 1. ORGANIZAÇÃO

O PETER CAFÉ SPORT MOUNTAIN BIKE RACE é uma prova organizada pelo Peter Café Sport, sob a égide da Associação de Ciclismo dos Açores, de acordo com os regulamentos da UVP-FPC.

Artigo 2. TIPO DE PROVA

É uma prova de BTT composta por 3 etapas, a disputar em 3 dias, com uma extensão total aproximada de 300 km, com a particularidade de cada etapa ser percorrida em ilhas diferentes e por esta ordem: Pico no dia 23 de abril, S. Jorge no dia 24 de abril e Faial no dia 25 de abril.
Os concorrentes que nela competem individualmente, têm um percurso obrigatório a cumprir sem utilizar ou ser ajudado por qualquer meio motorizado de locomoção.
Esta prova é disputada por todos os concorrentes em simultâneo que competem entre si objetivando a realização da sua prova gastando o menor tempo possível. Ganha o concorrente que tiver o menor tempo total acumulado, somadas que forem as eventuais penalizações e deduzidas que forem as eventuais bonificações.

Artigo 3. PARTICIPAÇÃO / CATEGORIAS

Na PETER CAFÉ SPORT MTB RACE pode participar qualquer pessoa que complete 19 ou mais anos de idade até 31 de dezembro de 2016. São definidas 2 Categorias em função do género:
- FEDERADOS Masculinos / FEDERADOS Femininos – Atletas com licença federativa de competição;
- PROMOÇÃO Masculinos / PROMOÇÃO Femininos – Atletas com licença de Ciclismo para Todos (CPT), ou que não tenham qualquer licença desportiva.
Para participar é obrigatório o atleta ter a sua licença em dia como federado na Federação Portuguesa de Ciclismo, nas classes de Competição ou de Ciclismo para Todos (CPT). Nos restantes casos, a Organização garante a subscrição de um seguro de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil, com as coberturas legalmente exigíveis, e cujas apólices abrangem a totalidade dos participantes.
Os atletas poderão envergar uma indumentária à sua escolha, não sendo permitido o uso de chinelos / sandálias, ou outros acessórios que comprometam a segurança dos participantes.
É obrigatório o uso de capacete de ciclismo homologado. O não cumprimento desta regra implica a exclusão imediata da Prova. É igualmente obrigatório o uso de GPS por cada um dos participantes.

Artigo 4. INSCRIÇÕES

As inscrições no PETER CAFÉ SPORT MTB RACE estão limitadas a 150 participantes, no somatório de todas as categorias em competição.
A partir das 150 inscrições validadas é constituída uma lista de espera. A posição relativa de cada inscrição em lista de espera será indicada de imediato por e-mail ao interessado.
Logo que um lugar fique livre o próximo atleta na lista de espera será contactado para preencher essa vaga. Ele terá em seguida 2 dias para confirmar a aceitação desse lugar.
Está impedida a participação na prova a atletas a cumprir sanções pelas respetivas federações, por uso de substâncias dopantes
A participação está sujeita às seguintes taxas de inscrição:
Até 31 de janeiro
150 € Federados
160 € Não Federados
Até 29 de fevereiro
170 € Federados
180 € Não Federados
Até 31 de março
190 € Federados
200 € Não Federados
Os participantes com Licença federativa de Ciclismo para Todos pagam os valores correspondentes a Federados.
A inscrição garante direito a:
- Transporte de barco entre as 3 ilhas (São Jorge, Pico e Faial);
- Seguro (para não federados)
- Frontal
- Duche no final de cada etapa
- Abastecimentos durante as etapas
- 3 refeições (uma no final de cada etapa)
- 3 jantares + jantar de entrega de prémios
- Transporte de bicicletas em contento de Lisboa, ou outras ilhas dos Açores, para a Horta

Artigo 5. PROGRAMA

O programa detalhado do evento encontra-se em anexo, no final deste regulamento.
O controlo de partida identificado como CHP fechará 15 minutos depois da hora oficial de partida. Os concorrentes não serão penalizados se partirem depois da sua hora de partida mas terão de partir sempre até ao fecho do controle de partida.

Artigo 6. ATRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO DE DORSAIS

Cada atleta participará com o número fornecido pela Organização.
Todos os participantes deverão colocar a placa frontal da bicicleta na posição correta, na parte dianteira, na zona do guiador de modo a ser bem visível em toda a sua superfície. Todo o atleta que não cumpra esta regra será excluído da prova, não sendo enquadrado pela sua organização. É estritamente proibido alterar os conteúdos gráficos constantes na placa frontal da bicicleta, ou acrescentar qualquer tipo de mensagem ou imagem seja de cariz publicitário ou não.

Artigo 7. PERCURSOS

O percurso do PETER CAFÉ SPORT MTB RACE percorre três ilhas na sua quase total extensão, e é composto em cerca de 80 % do seu percurso por caminhos, trilhos e estradas florestais não asfaltadas.
O percurso da prova utiliza vias públicas, em estrada ou fora de estrada, atravessa freguesias e vilas, utiliza acessos e serventias que passam por propriedades privadas. O percurso não estará pois fechado para a prova e nesse sentido os concorrentes devem ter em consideração o facto de poder haver viaturas, pessoas e animais a circular num e noutro sentido no percurso da prova.
Etapa 1 – 23 de abril – Pico – 105 km
Etapa 2 – 24 de abril – S. Jorge – 78 km
Etapa 3 – 25 de abril – Faial – 98 km
O percurso estará marcado por placas e sinais de modo a orientar os participantes.

Artigo 8. DESENROLAR DA PROVA

A prova decorrerá em ESTRADAS ABERTAS AO TRÂNSITO. Todos os participantes deverão respeitar escrupulosamente as regras de trânsito constantes no código da Estrada, com especial atenção à obrigatoriedade de circular na sua mão e respeitar as regras de prioridade nos cruzamentos.
Quem não respeitar estas regras será imediatamente expulso da prova e ficará impedido de participar em posteriores edições da prova. Cada participante deverá, na altura do levantamento da documentação, entregar uma declaração fornecida pela organização e devidamente assinada pelo atleta, em que declara conhecer e assumir os riscos inerentes à participação numa prova aberta ao trânsito. Nesta declaração o atleta exclui a possibilidade de responsabilizar a organização por qualquer acidente derivado da sua participação na prova. No entanto todos os participantes estarão cobertos pelo seguro, seja federativo, seja pelo seguro de prova subscrito pela organização.
É estritamente proibida a assistência dada aos atletas por viaturas de apoio estranhas à organização. É igualmente proibida a circulação de veículos de acompanhantes no meio dos ciclistas em prova. Serão fornecidas pela organização informações sobre os locais aconselhados para os acompanhantes poderem assistir à passagem e dar apoio aos atletas.

Artigo 9. CONTROLES DE PASSAGEM / FECHO DE CONTROLO

A Organização terá ao longo do percurso Controlos de Passagem (CP) que servirão para controlar a passagem dos concorrentes e atestar do bom cumprimento do percurso por parte destes. Alguns Controles de Passagem terão uma hora de fecho. Todos os concorrentes que cheguem a um controle de passagem (CP) depois da sua hora de fecho são obrigados a abandonar a etapa e serão transportados para o final pela Organização ou receberão indicações de como chegar ao final da etapa de forma segura.
A hora de fecho dos CPs será informada a todos os Participantes no dia anterior a cada etapa e afixada em placard próprio colocado junto às linhas de Meta e Partida.
A falta de passagem num CP implica desclassificação.
A Contagem de tempo para efeitos de classificação é a de chegada à meta.

Artigo 10. CLASSIFICAÇÕES

O Peter Café Sport MTB Race será ganho pelo concorrente, em cada uma das respetivas categorias, que somar o menor tempo no final das 3 etapas. Para efeitos das classificações os tempos serão contados em horas, minutos e segundos.
Em caso de empate no final das 3 etapas, o desempate é feito tendo em conta a ordem de chegada na última etapa.
Haverá diariamente duas classificações, uma referente à prestação dos concorrentes na etapa do dia e outra referente à prestação dos concorrentes no acumulado das etapas cumpridas até esse momento.
Todos os protestos terão de ser apresentados por escrito e até 60 minutos depois da afixação dos resultados.

Artigo 11. PRÉMIOS

Haverá entrega de troféus aos primeiros três classificados em cada uma das Categorias em competição:
- Aos 3 primeiros classificados em FEDERADOS Masculinos;
- Aos 3 primeiros classificados em PROMOÇÃO Masculinos;
- Aos 3 primeiros classificados em FEDERADOS Femininos;
- Aos 3 primeiros classificados em PROMOÇÃO Femininos;
Poderá ainda haver atribuição de prémios monetários aos 7 primeiros classificados da Categoria FEDERADOS MASCULINOS e 5 primeiros classificados da categoria FEDERADOS FEMININOS.
MASCULINOS
1º - 1000 Euros
2º - 750 Euros
3º - 500 Euros
4º - 250 Euros
5º - 200 Euros
6º - 150 Euros
7º - 100 Euros
FEMININOS
1º - 500 Euros
2º - 250 Euros
3º - 200 Euros
4º - 150 Euros
5º - 100 Euros
Estes prémios monetários serão apenas distribuídos se houver mais de 50 atletas federados masculinos e 25 atletas federados femininos devidamente inscritos na prova, no momento de início da mesma. Caso o número de inscritos seja inferior, os prémios serão metade do valor referido.
Todos os concorrentes classificados receberão um diploma com a sua classificação.

Artigo 12. CERIMÓNIA PROTOCOLAR

Os três primeiros classificados em cada uma das etapas, de cada uma das 4 Categorias em competição, devem apresentar-se diariamente na cerimónia protocolar. Devem apresentar-se, regra geral, no prazo máximo de 30 minutos após a sua chegada.
Além disso, no final da prova, devem ainda apresentar-se na cerimónia protocolar todos os atletas premiados em função do descrito no Artigo 12 deste regulamento

Artigo 13. DESISTÊNCIAS / PENALIDADES

Se por qualquer razão um concorrente decidir desistir da Prova, terá de imediato de informar os Organizadores da Prova. Isto poderá ser feito em qualquer posto de controlo ou também pelo telefone directamente para o Gabinete Coordenador da Prova.
Um cartão com todos os números de telefone mais importantes será distribuído a todos os participantes antes do início da Prova e este deverá estar sempre na posse dos concorrentes durante a prova.

Artigo 14. Outros

Todos os casos omissos neste Regulamento Técnico Particular serão resolvidos tendo como base o R.G.T.C e em última análise pelo Colégio de Comissários.